Arlen Santiago busca recursos para o Programa Água na Escola

Em audiência realizada no último dia 07, terça-feira, o deputado estadual Arlen Santiago (PTB) solicitou ao Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Educação, João Antônio Filocre Saraiva, a liberação de recursos destinados ao “Programa Água na Escola” em benefício das instituições de ensino localizadas nas zonas rurais dos municípios do Norte de Minas.

O Programa, implementado pelo Ministério da Integração Nacional no período de 2000 a 2004, visa a implantação ou otimização do abastecimento de água nas escolas, bem como a implantação ou recuperação das instalações sanitárias, incluindo as cantinas.Em 2005, quando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assumiu a responsabilidade pelas ações de saneamento, os recursos orçamentários do Programa passaram a fazer parte do Orçamento do Ministério da Saúde. Essa medida teve como objetivo melhorar as condições de saneamento das escolas públicas rurais de Ensino Fundamental.

O que se tem observado é que muitas escolas das zonas rurais não oferecem condições adequadas, indispensáveis à manutenção da saúde dos alunos, nem proporcionam melhorias sanitárias necessárias à formação de bons hábitos de higiene. Além disso, grande número delas não possuem suprimento de água adequado, em quantidade e qualidade ideais para o consumo.

A situação torna-se ainda mais grave nos municípios atingidos pela seca, onde as atividades escolares são interrompidas, o que resulta em evasão escolar e redução da capacidade de aprendizagem.

Segundo o deputado, as ações de saneamento irão beneficiar alunos e escolas de vários municípios do Norte de Minas. “Por meio do ‘Programa Água na Escola’, os alunos das escolas rurais terão melhores condições de saúde e higiene e a qualidade do ensino e da aprendizagem, antes comprometida pela falta de água, não será abalada”, afirmou o parlamentar.




13 thoughts on “Arlen Santiago busca recursos para o Programa Água na Escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *