Arlen Santiago pede urgência no funcionamento de UTI Neonatal de Taiobeiras

O deputado estadual Arlen Santiago solicitou ao Ministério da Saúde – MS e à Secretaria de Atenção à Saúde do MS a publicação do credenciamento, em caráter de urgência, dos dez leitos de UTI Neonatal do Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras.

Segundo o Deputado, os leitos já estão prontos desde o final de 2015, porém dependem da alocação de recursos para viabilizar o pleno funcionamento.

Ele ainda cobrou do secretário de estado de saúde, Luiz Sávio Souza Cruz, informações sobre o processo de credenciamento e solicitou a cópia do protocolo de encaminhamento ao MS. Além disso, pediu a realização de uma audiência no Ministério para tratar do assunto, com a presença de lideranças de Taiobeiras.

O parlamentar destaca que os leitos são modernos e estão devidamente equipados, o que é fundamental para a sobrevivência de recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais, além de auxiliar na melhora dos indicadores de mortalidade infantil. “Esse tipo de cuidado precisa ser priorizado. As UTIs contribuirão para melhorar o atendimento ao recém-nascido em situação de risco que depende de atendimento intensivo e diminuirão o vazio assistencial no município, já que muitos bebês prematuros ou em estado de saúde grave precisam ser transferidos para Montes Claros, enfrentando mais de três horas de viagem em uma corrida pela vida”, afirmou Arlen Santiago.

Atualmente, a região Norte de Minas possui 40 leitos de UTI Neonatal em funcionamento, dez deles estão localizados em Janaúba, dez em Pirapora e vinte em Montes Claros. Ainda estão programados outros dez em Brasília de Minas, além dos de Taiobeiras.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *