Copasa libera concessões de água e esgoto no Norte de Minas

O deputado estadual Arlen Santiago – PTB esteve, nesta quarta-feira (15), em audiência na Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais – Copasa com o presidente Márcio Augusto Vasconcelos Nunes, o diretor de Meio Ambiente e de Novos Negócios, Carlos Gonçalves de Oliveira Sobrinho e com o diretor-presidente da Copanor, Márcio Luiz Murta Kangussu. Na ocasião, acompanharam o deputado os prefeitos Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (Fábio Madeira), de São João da Ponte; Maurílio Arruda, de Januária; o presidente da Câmara Municipal de Porteirinha, José Carlos Santos (Dedé); os vereadores de São João do Paraíso, José Aparecido dos Santos (Deda), Roberto César Mendes, Olerindo Rocha Sobrinho (Lerin) e Farley Bandeira Silva; o secretário do Consórcio Sisarp, João Vandir Pereira Lopes (João Catitu); a vereadora Janete Alves de Lima e lideranças como Dil, Penúgio e Sulino, do município de Ninheira.

Durante a reunião, o presidente da Copasa informou que autorizou o início do processo de licitação referente às obras de implantação do sistema de abastecimento de água nos distritos de Mocambinho e Paciência. “A licitação teria que esperar a aprovação da concessão mas, tendo em vista as características peculiares apresentadas pelo deputado Arlen Santiago, pelo prefeito Juracy e pelo vereador Dedé, nós demos autorização para iniciar de imediato o proceso licitatório, paralelamente à aprovação, pela Câmara Municipal, da concessão desses distritos para a Copasa”, afirmou o presidente.

Outra solicitação prontamente atendida pelo presidente Márcio Nunes diz respeito ao pedido feito pelo prefeito Fábio Madeira, a fim de que a Copasa assuma a concessão do esgoto do município de São João da Ponte, que já se encontra pronta.

O prefeito de Januária solicitou que a Copasa assuma a concessão de água dos Distritos de São Joaquim, Pandeiros, Tejuco, Várzea Bonita, Riacho da Cruz e Levinópolis. Já João Catitu e os vereadores de São João do Paraíso, solicitaram que seja assumida a concessão de água dos Distritos de Barrinha e Boa Sorte. Para Ninheira, a vereadora Janete e as lideranças locais reivindicaram melhorias no fornecimento de água.

O deputado Arlen Santiago solicitou, ainda, que a Copasa assuma a concessão de água dos Distritos de Nhandutiba, Brejo do São Caetano, São José das Traíras e Cachoeirinha, localizados em Manga; da localidade de Pitarana, no município de Montalvânia e do Distrito de Caçarema, localizado no município de Capitão Enéas. Em benefício do município de Águas Vermelhas, o parlamentar reivindicou melhorias no sistema de rede de esgosto do Distrito de Machado Mineiro e o prolongamento da rede de distribuição de água no Bairro Novo Machado, localizado no referido Distrito.

Quanto à Copanor, o Deputado pediu autorização, em caráter de urgência, para o início das obras nos municípios de Salinas, Novorizonte e Taiobeiras, e o término das obras nos municípios de Fruta de Leite e Rubelita. Arlen Santiago ainda propôs, como sugestão técnica para o Governo de Minas, que a próxima região a ser assumida pela Copanor pertença à região da Sudene do Norte de Minas, e que a mesma fique à margem esquerda do Rio São Francisco, onde constam as seguintes cidades: Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho, São João das Missões, Itacarambi, Manga, Miravânia, Montalvânia, Juvenília, Pintópolis, Urucuia e Chapada Gaúcha.

Arlen Santiago destacou a importante parceria entre a Copasa e o Governador Aécio Neves: “A cooperação entre a Copasa, empresa referência em saneamento no Brasil, e o Governo do Estado atingiu, nos últimos anos, um patamar singular, graças a uma sintonia de perspectivas. Estamos confiantes de que essa audiência terá como resultado um excelente trabalho em favor da população nortemineira, cujo alcance se fará sentir ao longo do tempo”.




13 thoughts on “Copasa libera concessões de água e esgoto no Norte de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *