Matrículas para aprovados no PEP serão de 3 a 9 de abril

Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou o resultado do Programa de Educação Profissional (PEP). As orientações sobre a matrícula, o cronograma e o Manual do Candidato estão disponíveis no site http://www.educacao.mg.gov.br. A SEE informa que as datas de matrícula para os aprovados no PEP foram adiadas para o período de 3 a 9 de abril. O resultado está organizado por município, em ordem de classificação por curso e turno, com a informação da data de matrícula. A segunda chamada será realizada no período de 14 a 17 de abril.

O candidato terá apenas um dia para realizar a sua matrícula, quando deverá comparecer à instituição credenciada escolhida por ele. A data será indicada no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. O horário de matrícula será das 8h às 22h. O aluno não poderá realizar a sua matrícula fora do dia e do horário estipulados no site. Se, na data definida, existir algum impedimento, o candidato deverá autorizar, por meio de procuração, que outra pessoa faça a sua matrícula. O candidato que não comparecer no dia e horário estipulados no site será considerado desistente e perderá o direito à vaga.

Documentação exigida

O candidato aprovado deverá comparecer à instituição para realizar sua matrícula e assinar Termo de Compromisso, munido do original e da cópia simples dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; Carteira de Identidade; Título Eleitoral e comprovante de votação na última eleição ou de regularidade com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos); comprovante de regularidade com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino); Histórico Escolar, que comprove a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio; uma foto 3X4 recente; declaração de frequência, assinado pelo diretor ou representante da escola estadual, se o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou 1º e 2º ano do curso de Educação de Jovens e Adultos, modalidade presencial. A segunda chamada dos aprovados será iniciada no dia 14 de abril.

O PEP é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões. O objetivo do Programa de Educação Profissional é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O PEP é oferecido aos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública estadual; jovens e adultos que já concluíram o ensino médio, e aos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial. O PEP oferece 74 opções de cursos técnicos gratuitos, em todas as áreas do conhecimento. A maioria dos candidatos são jovens que ainda cursam ou concluíram recentemente o ensino médio, mas a novidade em 2009 é a presença de adultos, já que não há limite de idade para participar do PEP a partir dessa terceira edição.

Participantes

Mais de 282 mil candidatos participaram da seleção do Programa de Educação Profissional (PEP) no dia 15 de março. Nesta terceira edição, os cursos técnicos mais procurados em Belo Horizonte são os de Segurança do Trabalho, com 172 candidatos por vaga; Informática, com 154 candidatos/ vaga e Gestão do Meio Ambiente, com 112 candidatos por vaga.

A primeira edição do PEP, realizada no início de 2008, contou com 106 mil inscritos. Nesta terceira edição o número aumentou para 282.263 candidatos. Em 2009, o Programa de Educação Profissional vai contratar novas 30 mil vagas nas instituições credenciadas, 20 mil delas no primeiro semestre. No total, o programa vai oferecer 45 mil novas vagas, nas instituições credenciadas, conveniadas e nas escolas da rede estadual de ensino.

O programa vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada de escolas técnicas profissionalizantes. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional, além das escolas estaduais profissionalizantes. O programa teve início em 2008 e, este ano, totaliza a oferta de 89 mil vagas. A meta para os próximos anos é atingir 110 mil vagas. As aulas dessa terceira edição serão iniciadas em maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7014255.




19 thoughts on “Matrículas para aprovados no PEP serão de 3 a 9 de abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *