Arlen Santiago cobra DNIT por falta de respostas sobre ponte interditada na BR-365

Sem previsão de conclusão da obra, deputado pede explicações sobre a interdição parcial da ponte em Várzea da Palma

INFRAESTRUTURA

Dep. Arlen Santiago

4/24/20251 min read

O deputado estadual Arlen Santiago cobrou, por meio de ofício, um posicionamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a situação da ponte sobre o Rio das Velhas, localizada no quilômetro 141,6 da BR-365, no distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma.

No dia 8 de janeiro de 2025, em nota, o DNIT anunciou a interdição parcial da ponte, proibindo a travessia de veículos com peso superior a 25 toneladas - como caminhões, carretas e ônibus - alegando problemas estruturais. No local, está sendo realizado o trabalho de pesagem de veículos de carga e, segundo o órgão federal, a restrição deve permanecer até a conclusão da obra de reforço estrutural. No entanto, passados mais de três meses, ainda não houve atualização oficial sobre o andamento da obra ou previsão para sua finalização.

A falta de informações tem gerado transtornos para quem depende da via. Apesar de estar localizada em região pertencente à Várzea da Palma, o trecho onde a ponte se encontra é o principal acesso entre Montes Claros e Pirapora, sendo rota para o transporte de moradores, estudantes e produtores da região.

Com a interdição, motoristas são obrigados a seguir por um caminho alternativo que passa por Várzea da Palma e Lassance, acessando a MGC-135 em Corinto, para só então chegar a Montes Claros. O desvio faz com que o trajeto aumente cerca de 200 quilômetros.

Segundo o parlamentar, a rodovia é de extrema importância para os moradores da região, principalmente para produtores e transportadores que dependem da estrada. “A interdição parcial da ponte prejudica quem depende dela para se locomover em busca de tratamentos de saúde, produtores, transportadores e caminhoneiros que transitam pela região. Mais de três meses interditada, a população precisa de uma resposta”, completou o Deputado.

Implantada em 1960, a ponte sobre o Rio das Velhas possui 180 metros de comprimento e 100 metros de vão livre.