Audiência Pública em Rio Pardo de Minas debate mineração e criação de Unidades de Conservação

Moradores e autoridades discutem os impactos da mineração e a criação de novas áreas de conservação.

UTILIDADE PÚBLICAPRODUTORES RURAIS

5/30/20251 min read

Nesta manhã, o deputado estadual Arlen Santiago participou de Audiência Pública, em Rio Pardo de Minas, para debater sobre a mineração na Serra Geral e no Alto Rio Pardo, além da proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Tamanduá Poções e do Parque Nacional do Peixe Bravo. Em processo de criação desde 2023, a RDS é uma unidade de conservação, de domínio público, que abrigam populações tradicionais.

A audiência foi realizada no Ginásio Poliesportivo Emily Ferrari, por requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e reuniu do deputado federal Marcelo Freitas, do prefeito Tuquinha e do vice-prefeito Davitt, vereadores, representantes do poder público, especialistas, ambientalistas e a comunidade local para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos dessas iniciativas.

Durante a reunião, os gestores municipais expressaram receio de que a criação da RDS afetasse as atividades econômicas da região, como a mineração, pecuária e, principalmente, a agricultura.

Para o deputado Arlen Santiago, a criação da RDS vai ser prejudicial para a população. “Não posso apoiar uma iniciativa que impede o produtor de plantar, criar e viver da sua terra. Conseguimos, junto ao Ministério Público de Minas Gerais, regularizar e viabilizar o título das terras desses produtores que estão trabalhando há muito tempo, cuidando do que é delas. Nós lutamos para o povo ter título, e agora vêm o ICMBio e o governo federal e falar […] ‘vamos tomar aquela terra’. Não aceitaremos isso”, afirmou.