Montes Claros inaugura megaprojeto de energia limpa, com impacto direto na geração de empregos e transporte público

Com parceria entre Governo de Minas, CEMIG, State Grid e Prefeitura, usina solar de grande porte já gerou 10 mil empregos.

INFRAESTRUTURAUTILIDADE PÚBLICA

7/4/20251 min read

Foi inaugurada nesta sexta-feira (4), em Montes Claros, a Usina Fotovoltaica Advogado Eduardo Soares, um dos maiores investimentos em energia limpa do estado. Com aporte de meio bilhão de reais e uma área equivalente a 350 campos de futebol, a usina representa um salto importante na agenda da sustentabilidade e no desenvolvimento do Norte de Minas.

A obra é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, comandado pelo governador Romeu Zema, a CEMIG, a empresa chinesa State Grid e a Prefeitura de Montes Claros, chefiada pelo prefeito Guilherme Guimarães. Durante a construção, foram gerados 10 mil empregos diretos e uma arrecadação significativa de ISS para os cofres municipais.

Segundo o deputado Arlen Santiago, presente na inauguração, "é uma usina de grande porte, fruto de um esforço conjunto que vai impulsionar ainda mais a economia no Norte do Estado. Além da geração de energia limpa, ela representa renda, empregos e benefício direto para a população".

O projeto também está alinhado com os avanços na mobilidade urbana da cidade. A energia produzida no local será utilizada, entre outras finalidades, para abastecer os ônibus elétricos que vão circular em breve por Montes Claros. "É gratificante ver que essa energia limpa, gerada aqui, já nasce com destino certo: servir à população, garantindo um transporte público mais eficiente, sustentável e com tarifa mais acessível", completou Arlen Santiago.

A iniciativa simboliza um marco para a transição energética em Minas Gerais, colocando Montes Claros como protagonista na produção de energia limpa e na mobilidade urbana sustentável.