Ponte de Manga: Governo Zema dá ordem de início a obra de 207 milhões

Ação reforça compromisso do Governo de Minas com o Norte do Estado e marca um novo capítulo para a região

INFRAESTRUTURA

8/21/20253 min read

Nesta quinta-feira (21/08), o município de Manga foi palco de uma conquista aguardada por décadas: o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões estiveram na cidade para autorizar oficialmente o início das obras da tão esperada ponte sobre o rio São Francisco, que ligará Manga a Matias Cardoso. O evento reuniu lideranças políticas e a população em geral, marcando o começo de uma obra que promete transformar a realidade do Norte de Minas.

Presente à solenidade, o deputado estadual Arlen Santiago, um dos principais articuladores da demanda junto ao Governo de Minas, comemorou a conquista e ressaltou o empenho da atual gestão estadual para viabilizar o projeto. “Foi um momento histórico para o nosso povo. Essa ponte não é apenas concreto e aço, é desenvolvimento, é dignidade, é a superação de décadas de isolamento. A presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões aqui em Manga mostra o respeito e o carinho que o Governo de Minas tem pelo Norte do estado. Nosso governo está tratando o Norte de Minas com a prioridade que sempre mereceu”, afirmou o parlamentar.

A obra, que será executada pelo DER-MG com recursos do Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho, está orçada em mais de R$ 207 milhões. Trata-se de uma das maiores intervenções em infraestrutura rodoviária dos últimos anos, incluída no programa estadual Caminhos pra Avançar. A ponte terá 1.160 metros de extensão e será acompanhada de uma variante de quase 3 km, além de interseções que facilitarão o acesso às cidades da região e à BR-135.

“Essa não é uma obra que nós estamos dando ordem de início e daqui a seis meses ou um ano vai ficar parada não. É uma obra que já tem o recurso definido e que só poderá ser usado na execução dela. Uma das coisas que eu fiz questão de pedir aos meus secretários é que nada fosse iniciado enquanto não houvesse 100% de certeza com relação ao recurso. A ponte só não sai se Deus não quiser, porque aqui na terra ninguém consegue impedir”, afirmou o Governador.

O vice-governador Mateus Simões destacou que, “essa obra vai transformar a realidade do lado de cá do São Francisco porque a região de Manga não conseguiu se desenvolver como o lado de lá, do ponto de vista de agricultura, de irrigação, porque a conexão para a produção de frutos era ruim. Então, a partir de agora, a condição de desenvolvimento de um polo de fruticultura do lado de cá do São Francisco poderá transformar o Norte de Minas”.

Além de modernizar a logística de transporte na região, a ponte eliminará a necessidade da travessia diária por balsas e barcos, realidade enfrentada por milhares de pessoas. Além de encurtar o tempo de viagem e garantir mais segurança, a nova ligação vai integrar diversas cidades da região, como Jaíba, Montalvânia, Itacarambi, Janaúba e Montes Claros, além de facilitar o acesso ao Oeste da Bahia e à BR-135, com impactos positivos para o turismo, o comércio e, especialmente, o escoamento da produção agropecuária.

“Essa é uma obra que vai mudar a vida de muita gente. Vai trazer mais segurança, reduzir o tempo de deslocamento e gerar emprego desde agora, com a movimentação da economia local. É um divisor de águas. Agradeço ao governador Zema, ao vice-governador Mateus Simões e a toda equipe do Governo de Minas por fazerem dessa ponte uma realidade”, completou Arlen Santiago.

O Deputado destacou ainda que acompanhou cada etapa do processo, da elaboração do projeto à assinatura do contrato com a empresa responsável, e reforçou seu compromisso de continuar fiscalizando o andamento da obra até sua conclusão, prevista para 2027.

O início das obras representa mais do que uma promessa cumprida, é o reflexo de um governo que tem investido com responsabilidade, planejamento e respeito às regiões historicamente esquecidas. Para o deputado Arlen Santiago, trata-se de um novo capítulo para o Norte de Minas. “Durante muito tempo, fomos deixados de lado. Hoje, com o apoio do Governo de Minas, estamos escrevendo uma nova história. E o nosso povo merece cada conquista”, finalizou.